Loop Media

Vídeos institucionais: 5 motivos para investir

De acordo com o MWC (Mobile World Congress) de 2019, 80% do tráfego de internet mobile será gerado por vídeos. Isso significa que os seus potenciais clientes estão nos smartphones e querem consumir conteúdo audiovisual. E é nisso que sua empresa deve apostar investindo na produção de vídeos institucionais.

Com a inserção cada vez maior da tecnologia em todas as áreas do nosso cotidiano já vivenciamos a era dos textos online, das imagens, e agora são os vídeos que reinam na preferência da maioria dos usuários. Mas, afinal, por que isso acontece? Vale a pena investir em vídeos institucionais?

Mulher sentada em frente à biblioteca, com iluminação e câmera apontados à ela.

Vídeos: dados que confirmam a preferência 

Assim como as demais peças publicitárias, os vídeos são uma forma de promover a comunicação e o relacionamento entre a empresa e os seus potenciais clientes. E o audiovisual possibilita uma comunicação efetiva, a partir de diferentes estratégias, com altos níveis de resultado.

Segundo um levantamento da WordStream realizado em 2018, os usuários absorvem até 95% das informações em vídeo, contra apenas 10% em texto. Além disso, uma pesquisa do State of Video Marketing mostra que 81% das pessoas são convencidas a comprar um produto ou serviço depois de assistir a um vídeo. 

Assim, os vídeos institucionais se mostram como uma estratégia eficiente de comunicação e marketing. A tática não é nova, no entanto, se tornou cada vez mais popular e eficiente graças às ferramentas digitais. 

A explicação para isso está no cérebro. O órgão mais importante do corpo humano processa as informações contidas em um vídeo mais rapidamente. A combinação entre sons e imagens faz com que diversos estímulos sejam acionados, tornando-o muito mais interessante e facilmente memorável. 

Além disso, enquanto os textos exigem uma postura ativa por parte do usuário, os vídeos exigem uma postura passiva. Ou seja, enquanto é preciso máxima concentração para compreender um texto, os vídeos exigem apenas alguns segundos de atenção. 

Para que serve um vídeo institucional?

O vídeo conta histórias. Portanto, eles podem ser utilizados para posicionar (ou reposicionar) uma marca, informar mudanças, promover um produto, enfatizar custo-benefício, gerar engajamento e muitas outras estratégias. 

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagine um vídeo! Em um vídeo você consegue mostrar várias perspectivas do mesmo assunto em poucos minutos. É algo prático, simples, objetivo e ainda consegue transmitir emoções.”, explica Gabriel Montanari, CEO e produtor da LoopMedia

A duração do vídeo é variável, vai depender do formato e dos objetivos. No entanto, bastam poucos segundos para gerar um impacto considerável e positivo sob os usuários. Deste modo, pode-se dizer que o vídeo para empresas serve para propagar uma mensagem de forma rápida, leve e eficiente, seja para o público interno ou externo.

5 motivos para investir em vídeos institucionais

Existem inúmeros motivos que justificam a utilização dos vídeos institucionais. Confira alguns dos mais relevantes: 

1.  Posicionamento de marca

Uma marca que se comunica com clareza e eficiência conquista um melhor posicionamento. A consequência direta é a construção de uma imagem sólida e popular entre os consumidores. No entanto, os clientes não são o único alvo da estratégia, que impacta com a mesma intensidade todos os stakeholders (fornecedores, funcionários, sócios, investidores, sociedade, entre outros). 

 2.  Engajamento

Engajamento é a palavra de ordem nos últimos anos. O Facebook, por exemplo, já possui mais de 2 bilhões de usuários ativos, enquanto o Instagram tem cerca de 70 milhões apenas no Brasil. Por se tratar de redes sociais, o engajamento é justamente o fator mais importante e os vídeos são uma excelente forma de promover essa interação, pois se destacam em meio aos inúmeros conteúdos disponibilizadas por segundo. 

 3.  Aumento de tráfego orgânico

Os vídeos são uma ferramenta poderosa de marketing digital e produção de conteúdo. Ao utilizá-los, as empresas conseguem melhorar significativamente diversos indicadores ligados ao desempenho como tempo de permanência, diminuição da taxa de rejeição e aumento da relevância e autoridade online. Por outro lado, os vídeos também são bem interpretados pelos indexadores dos principais mecanismos de busca, garantindo um melhor posicionamento na página de resultados. 

 4.  Foco nos resultados

Seja para comunicar uma estratégia ou promover um produto, o poder de convencimento quando se utiliza vídeos aumenta exponencialmente. Ainda de acordo com o levantamento da WordStream (2018), 46% dos usuários realizam alguma ação após assistir uma produção audiovisual. Logo, esta é uma estratégia que não deve ser menosprezada por qualquer organização que preze pelos resultados. Assim, os vídeos auxiliam a captar novos clientes, fidelizar os atuais, conquistar investidores etc. 

 5.  Comunicação direta e eficiente

Os vídeos institucionais conseguem transmitir qualquer mensagem de forma clara e objetiva. A produção audiovisual ajuda a gerar impacto suficiente para uma experiência memorável e facilmente propagável, ao contrário do que acontece com estratégias que priorizam apenas textos. Portanto, as chances de capturar a atenção e fazer com que a mensagem seja absorvida são muito maiores, alavancando o negócio. 

 Com a produção de vídeos institucionais sua empresa conseguirá alcançar um público maior, além de estreitar a relação com a audiência e os clientes já existentes. Logo, inserir os vídeos em sua estratégia de comunicação e marketing fará com que os resultados cheguem muito mais rápido, ajudando o seu negócio a se tornar sólido e sustentável em menos tempo. 

  • 123 views
  • 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?